quinta-feira, 17 de agosto de 2017

DOM CASMURRO

                                                         Julia e Eduarda 8c


   
 



Descrição do livro

Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis em 1899. Foi escrito para sair diretamente em livro, o que ocorreu em 1900, embora com data do ano anterior. Completa a “trilogia realista” de Machado de Assis, ao lado de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba, tendo sido esses dois escritos primeiramente em folhetins.

Seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende “atar as duas pontas da vida”, ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama.Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de “Dom Casmurro”, daí o título do romance. Machado de Assis o escreveu utilizando ferramentas literárias como a ironia e uma intertextualidade que alcança Schopenhauer e sobretudo a peça Otelo de Shakespeare.

Descrição do livro

Os contos destas Várias histórias , originalmente publicados em jornal entre 1884 e 1891, trazem Machado de Assis em seu auge. Eles têm a marca inconfundível do escritor que acabara de revolucionar a prosa de ficção, com a publicação do Brás Cubas, e que já se dedicava à escrita de outros dois grandes romances, Quincas Borba e Dom Casmurro. Muitas das questões centrais da ficção machadiana resplandecem beste livro. As formulações precisas, as combinações surpreendentes de palavras, as enormidades enunciadas com ligeireza e graça ­ a dicção machadiana em sua plenitude. A frustração amorosa, o adultério, o ciúme e a indecisão ­ são os temas recorrentes do escritor que animam as personagens destes contos. Entre as 16 histórias reunidas na obra, estão obras-primas muito conhecidas, como A cartomante , Um homem célebre e A causa secreta , e outras menos conhecidas, como Entre santos , A desejada das gentes e D. Paula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU SOU MALALA

  MALALA YOUSAFZAI Descrição do livro Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-...